Mais dez moçambicanos perderam a vida devido a covid-19 em Maputo e nas províncias da Zambézia e Cabo Delgado. Embora o número de novos infectados continue estável, em resultado da estratégia de testagem passiva, o novo coronavírus continua a propagar-se pelos distritos de Maputo, Gaza, Inhambane, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.
O Ministério da Saúde (MISAU) actualizou para 630 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia em Moçambique após a notificação de sete óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo, um na Província de Maputo, um na Província da Zambézia e outro na Província de Cabo Delgado.
O boletim epidemiológico detalha que “seis pacientes eram do sexo masculino e quatro pacientes do sexo feminino, todos de nacionalidade moçambicana e cujas idades variam entre 25 e 78 anos de idade. Destes, sete (7) óbitos foram declarados nos dias 26/02/2021 e três (3) óbitos foram declarados no dia 27/02/2021”.
Testando pouco e com os resultados a demorarem mais de 3 dias as autoridades sanitárias anunciaram a identificação de mais 554 infectados – 539 moçambicanos e oito estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais que aumentaram para 58.772 o total de casos positivos desde Março de 2020.
Na Província de Maputo foram detectados 54 novos infectados na Cidade da Matola, 41 no Distrito de Marracuene, 15 no Município de Boane, 15 no Distrito da Moamba e três no Distrito de Matutuíne.
Na Cidade de Maputo foram diagnosticados 65 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, 17 no Distrito Municipal de Kamavota, 15 no Distrito Municipal de Kamubukana e onze no Distrito Municipal de Kamaxakeni.
O novo coronavírus continua a propagar-se pela Província da Zambézia, 63 novos infectados foram identificados na Cidade de Quelimane, nove no Município de Mocuba, cinco no Distrito do Ile, cinco no Município de Milange, dois no Distrito de Morrumbala, dois no Distrito de Nicoadala, um no Município da Maganja da Costa, um no Distrito de Mopeia, três no Município de Alto Molócuè, dois no Distrito de Namacurra, dois no Distrito de Namarroi, um no Município do Guruè, um no Distrito de Mulevala e um no Distrito de Derre.
Pela Província de Cabo Delgado a covid-19 continua a espalhar-se pela Cidade de Pemba, onde foram detectados 37 novos infectados, 20 foram diagnosticados no Distrito de Mueda, dois no Município de Chiúre, um no Distrito de Balama, um no Distrito de Montepuez, um no Distrito de Ancuabe e outro no Distrito de Namuno.
Na Província da Nampula foram identificados 16 novos infectados na Cidade de Nampula, nove no Município de Nacala-à-Velha, sete na Cidade de Nacala-Porto, quatro no Município de Monapo, um no Distrito de Mogovolas e outro no Distrito de Eráti.
Foram ainda detectados novos surtos com 75 infectados pela Província de Inhambane, 29 pela Província de Gaza, seis na Cidade de Tete, cinco na Cidade de Lichinga e três na Cidade do Chimoio.
Nos covidários nacionais estão 220 doentes, nas últimas 24 horas houve 28 novos internamentos e 32 altas hospitalares, sendo que 160 estão internados nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras unidades hospitalares da Cidade de Maputo.