O novo coronavírus continua a propagar-se por vários distritos das províncias de Tete, Zambézia, Nampula e Sofala. Nesta quinta-feira (25) as autoridades de saúde anunciaram que mais cinco moçambicanos morreram devido a covid-19.
O Ministério da Saúde (MISAU) actualizou para 613 as vítimas mortais da pandemia respiratória após a notificação de mais cinco óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo e nas províncias de Gaza e Zambézia. “Três pacientes eram do sexo masculino e dois do sexo feminino, todos de nacionalidade moçambicana e cujas idades variam entre 39 e 68 anos de idade. Destes, quatro óbitos foram declarados nos dias 24/02/2021 e um óbito foi declarado no dia 25/02/2021”.
Nas últimas 24 horas o MISAU identificou 677 novos infectados, todos em resultado de transmissões locais – 646 moçambicanos e 18 estrangeiros -, que aumentaram para 57.597 o cumulativo de casos positivos desde a eclosão da pandemia em Moçambique.
A maioria dos novos infectados foi identificada na Província de Maputo – 94 na Cidade da Matola, 24 no Município de Boane, 17 no Distrito de Marracuene, quatro no Distrito de Matutuíne e dois no Município da Namaacha -, e na Cidade de Maputo – 109 no Distrito Municipal de KamPfumo, 12 no Distrito Municipal de Kamaxakeni, oito no Distrito Municipal de Kamavota e sete no Distrito Municipal de Kamubukwana.
No entanto a covid-19 propagou-se pela Província de Tete com 42 novos infectados na Cidade de Tete, oito no Distrito de Chiúta, sete no Distrito de Macanga, seis no Distrito de Changara, seis no Distrito de Mágoe, cinco no Município de Moatize, cinco no Distrito de Cahora-Bassa, três no Distrito da Marávia, dois no Distrito de Mutarara, dois no Distrito de Tsangano, dois no Distrito de Chifunde, dois no Distrito de Angónia, dois no Distrito de Zumbo, um no Distrito de Marara e um no Distrito de Doa.
Pela Província de Sofala o novo coronavírus propagou-se pela Cidade da Beira com 50 novos infectados, 22 no Distrito de Nhamatanda, quatro no Distrito de Cheringoma, dois no Município do Dondo e um no Distrito de Muanza.
Na Província da Zambézia fora detectados 59 novos infectados na Cidade de Quelimane, dois no Distrito de Morrumbala, dois no Município do Guruè, dois no Município de Alto Molócue, um no Distrito de Pebane, um no Município da Maganja da Costa, um no Distrito do Ile, um no Distrito de Mopeia e um no Distrito de Inhassunge.
Foram ainda identificados 56 novos infectados em vários distritos da Província de Nampula, 74 na Província de Cabo Delgado, 19 na Cidade do Chimoio, cinco no Distrito de Inharrime e um na Cidade do Xai-Xai.
Os covidários continuam com cerca de 50 por cento de ocupação, nas últimas 24 horas foram registadas 47 novos internamentos e 38 altas hospitalares que totalizam 232 doentes estão actualmente nos Centros de Internamento de e em outras unidades hospitalares.