O novo coronavírus continua a propagar-se por vários distritos das províncias de Maputo, Sofala e Niassa. Nesta quarta-feira (24) foram anunciadas mais duas vítimas mortais da pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus em Moçambique.
O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MISAU) indica que nas últimas 24 horas foram identificados apenas 325 novos infectados pela covid-19 – devido a falta de informação sobre os testes realizados nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Tete e Gaza – elevando para 56.920 o cumulativo de casos positivos desde a eclosão da pandemia em Moçambique.
O @Verdade apurou que o novo coronavírus está a propagar-se pela Província de Maputo onde foram diagnosticados 61 novos infectados no Distrito de Marracuene, 38 na Cidade da Matola e três no Município de Boane.
Na Província de Sofala os casos activos também continuam a aumentar com a detecção de 60 novos doentes na Cidade da Beira, seis no Município do Dondo e três no Distrito de Maríngue.
Na Cidade de Maputo, epicento da pandemia no país, mais 49 infectados foram identificados no Distrito Municipal de KamPfumo, 16 no Distrito Municipal de Kamavota, 14 no Distrito Municipal de Kamubukwana, seis no Distrito Municipal de Kanlhamanculo e cinco no Distrito Municipal de Kamaxakeni.
As autoridades sanitárias detectaram outros surtos com 20 novos doentes na Província da Zambézia, 19 na Província de Manica, 13 pela Província do Niassa e nove na Província de Inhambane.
O MISAU indica que “nas últimas 24 horas registamos um total 39 novos internamentos e 24 altas hospitalares” que resultam em 228 pacientes no covidários, 175 deles nos Centros de Internamento e em outras unidades hospitalares da Cidade de Maputo.
O Ministério da Saúde reviu para 608 as vítimas mortais da pandemia respiratória com a notificação de mais dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, “ambos do sexo masculino e de nacionalidade moçambicana e de 57 e 58 anos de idade. Os óbitos foram declarados nos dias 23/02/2021 e 24/02/2021”.