Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Standard Bank planta árvores na praia da Costa do Sol

sb-plantioárvores

Foi lançada, sábado, 28 de Novembro, a iniciativa “Praias Verdes”, com a qual se pretende promover a conservação das dunas costeiras na praia da Costa do Sol, em Maputo, através do plantio de árvores e acções de educação ambiental.

O projecto, que resulta de uma parceria entre o Standard Bank, Conselho Autárquico de Maputo e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), vai abranger, numa primeira fase, as zonas costeiras dos bairros Costa do Sol e Polana Caniço “B”, nos distritos municipais KaMavota e KaMaxaquene, respectivamente.

Nestes locais, está previsto o plantio de espécies de sombra para banhistas, com elevado valor estético, também usadas em muitas praias do mundo, como a “Terminalia Catappa”, vulgarmente conhecida por amendoeira, assim como espécies nativas, como mepepe e algodoeiro da praia.

Intervindo na cerimónia de lançamento, o director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, Alfredo Mucavela, referiu que, com o plantio de árvores na praia da Costa do Sol, o banco junta-se a mais um projecto, que além da componente ambiental, tem o condão de levar os estudantes a reflectirem sobre como podem contribuir para um mundo mais verde.

“Esta iniciativa vai contribuir para o combate à desertificação e às alterações climáticas que resultam em desastres naturais, como os ciclones Idai e Kenneth, que devastaram, respectivamente, o Centro e Norte de Moçambique”, disse Alfredo Mucavela, enfatizando que o projecto constitui uma forma de compensar o meio ambiente degradado diariamente pela acção humana.

O vereador para a área de Ordenamento Territorial, Ambiente e Urbanização do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Silva Magaia, considerou que a iniciativa “Praias Verdes” constitui um importante programa, que visa estabelecer uma plantação de vegetação rasteira e árvores de sombra nas dunas embrionárias das praias do município, contribuindo na preservação dos espaços públicos de lazer e estética.

Num outro desenvolvimento, Silva Magaia indicou que o Plano de Desenvolvimento Muncipal 2019-2023, dentre outras actividades, preconiza o processo de arborização, plantio, reflorestamento de praias, estabilização das dunas e repovoamento de mangais.

“Para se assegurar uma gestão segura e sustentável destes ecossistemas, a edilidade submeteu à Assembleia Municipal a proposta de Postura das Praias, para servir de instrumento legal orientador de todas as actividades a serem desenvolvidas nestas áreas”, destacou.

Para o director da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da UEM, Luís Artur, a iniciativa “Praias Verdes” faz parte da nova estratégia da UEM, centrada na investigação e desenvolvimento. Com esta visão, este estabelecimento de ensino superior pretende envolver-se ainda mais na resolução dos problemas reais que a sociedade moçambicana enfrenta.

“Este é um plantio diferente dos outros já realizados, pois antes de trazermos as plantas ao local de plantio, desenvolvemos um trabalho aprofundado para apurar as espécies adequadas a este ambiente. Após o plantio, teremos estudantes a realizarem estudos sobre a sobrevivência, crescimento e o eventual aparecimento de outras espécies nas áreas plantadas”, concluiu.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *