A Moçambique Telecom (Tmcel) e a ONU Mulheres estabeleceram, sexta-feira, 27 de Novembro, em Maputo, um acordo de cooperação, com o objectivo de promover a eliminação da violência contra as mulheres e raparigas, na sociedade.
No quadro deste entendimento, as duas partes comprometeram-se a colaborar mutuamente na promoção da implementação, pelo sector de telecomunicações, dos princípios de empoderamento das mulheres, que oferecem orientação às empresas sobre como estimular a igualdade de género no local de trabalho, no mercado e na comunidade.
Cabe, ainda ao abrigo deste acordo, à operadora pública de telecomunicações a disseminação de mensagens nas suas plataformas (sms e web), com vista a promover a eliminação da violência contra as mulheres e raparigas, com enfoque na Iniciativa Spotlight, que visa acabar com a violência contra as mulheres e raparigas, bem como mobilizar o seu quadro de pessoal para a observância de uma cultura empresarial de igualdade de género.
Intervindo, na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da Tmcel, Mahomed Rafique Jusob, referiu que a erradicação da violência contra a mulher implica ter uma forte liderança, constituída por mulheres e homens que acreditam que a mulher tem o direito histórico de ser um parceiro, que caminha em igualdade com o homem, na senda do desenvolvimento.
“Nós defendemos, como nosso código de ética, a criação de oportunidades para as mulheres e jovens e, como parceiros tecnológicos nesta iniciativa, podemos fazer chegar esta mensagem a todas as esferas da sociedade e, igualmente, desenvolver campanhas contra a violência de género, em parceria com a ONU Mulheres”, disse, acrescentando que por ser uma empresa socialmente responsável, a Tmcel tem a obrigação de fazer parte deste movimento, contribuindo para o alcance da igualdade de género e o empoderamento das mulheres e jovens em harmonia com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Actualmente, a Tmcel possui um universo de 1957 colaboradores, dos quais 620 são mulheres, sendo que 48 mulheres ocupam cargos de chefia e duas cargos de direcção. Para Marie Laetitia Kayisire, representante da ONU Mulheres, a parceria com a Tmcel enquadra-se no âmbito da campanha de 16 dias de activismo, para pôr fim à violência baseada no género, que decorre, anualmente, de 25 de Novembro a 10 de Dezembro.
Trata-se, conforme indicou, de um momento de reflexão profunda sobre o que a sociedade quer que as mulheres sejam em termos do cumprimento de direitos humanos.
“Entendemos que o envolvimento do sector empresarial nesta empreitada reveste-se de particular importância dado que facilita a comunicação, ajudando a difundir a mensagem sobre os desafios e oportunidades existentes especialmente no domínio da mudança de comportamento para a erradicação da violência baseada no género”, sustentou Marie Laetitia Kayisire. Criada em 2010, a ONU Mulheres é uma entidade das Nações Unidas e destina-se a promover a empoderamento da mulher e a igualdade de género.