A empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) lançou, esta quarta-feira, 7 de Outubro, uma campanha de incentivo ao cliente, denominada “Pagou Ganhou”, através da qual pretende estimular os clientes a utilizarem plataformas e canais alternativos para o pagamento de facturas de água, oferecendo, para tal, prémios por meio de um concurso.
Com a implementação desta campanha, que vai até ao dia 29 de Dezembro com a entrega do grande prémio, a AdeM espera massificar o uso dos meios electrónicos de pagamento de facturas, aumentar o volume de cobrança, e, por via disso, reduzir a dívida dos clientes que, em situações normais, resulta na suspensão do fornecimento de água, por um lado e por outro, a empresa ajusta-se ao novo normal face ao contexto da Covid-19 que impele as empresas a adoptar meios alternativos de relacionamento com seus Clientes.
Conforme explicou Rui Novela, gestor do Departamento de Marketing, a campanha “Pagou Ganhou” vai concorrer para a melhoria da interacção com os clientes por meio das tecnologias disponíveis no mercado, e a consequente redução de afluência às lojas.
“Pretendemos estimular os clientes a aderirem às plataformas electrónicas para o pagamento de facturas de água, bem como a pagar regularmente as suas facturas. Desta forma, foi definido um pacote de incentivos com regras e características de um concurso, obedecendo as práticas da Inspecção Geral de Jogos”, explicou Novela para depois acrescentar que “o concurso é restritamente destinado à clientes domésticos que efectuarem pagamentos através dos meios de pagamento electrónico, nomeadamente, M-pesa, Mkesh, Top-up, RecargAki, Transferência bancária automática, IZI, QUIQ e Ponto 24, ou seja, excluem-se todos outros Clientes fora deste quadro. E
stamos a falar de clientes Pré-Pago, Comércio e Serviços, Serviços Públicos e Indústrias. Excluem-se, igualmente, Clientes domésticos que efectuarem pagamento nas lojas da AdeM”.
Associada à campanha, a empresa lança para o mercado a Plataforma USSD *876#. O sorteio está dividido em duas categorias, mensal (Outubro e Novembro) e anual (Dezembro), cujos sorteios serão feitos no primeiro dia útil de cada mês, com transmissão em directo na televisão.
Concorrem para a categoria mensal todos os clientes que, no mês, pagarem duas facturas (corrente e uma dívida ou duas em dívida). Como prémio serão atribuídos um televisor 32” e uma geleira de duas portas (1° lugar), uma bicicleta (2° lugar), um micro-ondas (3° lugar), um liquidificador (4° lugar) e um ferro de engomar (5° lugar).
Para a categoria de final de ano (prémio anual) são elegíveis clientes que tiverem efectuado pagamentos regulares de facturas correntes, e tenham saldado toda a dívida até a extracção anual, durante a qual serão atribuídos um Txopela (1° lugar), uma motorizada (2° lugar) e uma geleira de duas portas (3° lugar).
O cupão com o número de série associado ao cliente será gerado pelo sistema mediante o pagamento das facturas, onde o cliente será notificado através de um SMS. O mesmo (cupão) pode ser consultado no final do dia através da plataforma USSD da AdeM.