O Governo de Moçambique lançou há dias um website que tem em vista partilhar informações relevantes sobre o combate à Covid-19 nas cidades do país. Trata-se de uma iniciativa que surge no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Urbano e Local (PDUL), implementado pelos ministérios da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), da Economia e Finanças (MEF), das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH) e da Terra e Ambiente (MTA), com financiamento do Banco Mundial.
O lançamento do site, designado CovidCidades, decorre do facto de esta pandemia ter uma incidência muito grande em áreas urbanas com grande densidade e circulação de pessoas. Aliás, até ao momento, apenas áreas urbanas entraram na fase de transmissão comunitária da doença, nomeadamente cidades de Maputo, Nampula e Pemba. Assim, as cidades têm um papel muito importante na resposta a esta doença.
Segundo a unidade de gestão do PDUL, através do covidcidadesmoz.gov.mz pode-se ter acesso a um guião que orienta a elaboração de planos de acção municipal de resposta à Covid-19, o qual apoia na identificação dos objectivos, acções prioritárias e requisitos operacionais para reduzir o impacto do surto a curto e médio prazos.
A página web também disponibiliza notícias sobre boas práticas de cidades em Moçambique e em outros países, actualizadas semanalmente, como soluções inovadoras e de baixo custo para garantir o distanciamento físico e higiene nos mercados e no comércio informal, bem como alternativas de mobilidade activa para reduzir o risco de transmissão nos autocarros e “chapas”.
Através do website, refere a unidade de gestão do PDUL, também é possível obter mapas de risco produzidos pelo Programa de Desenvolvimento Espacial do Ministério dos Transportes e Comunicações para ajudar a identificar as áreas com maior possibilidade de contaminação, bem como priorizar nas intervenções de combate à COVID-19.
Os municípios também podem usar esta plataforma para partilhar as suas experiências, bem como solicitar informações e apoio ao PDUL para elaboração e implementação dos seus planos de acção em resposta à COVID-19.