Mais de três mil pessoas residentes na cidade de Nampula, na sua maioria crianças, que padecem de problemas visuais, beneficiaram, há dias, da oferta de três mil pares de óculos, no âmbito da Campanha Para Saúde Ocular levado a cabo pela Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio.
Segindo constatou o nosso jornal no local, a distribuição dos referidos óculos obdeceu a uma consulta de optimetria efectuada por um grupo de médicos especialistas provenientes da África do Sul, Irlanda e Brasil, assistidos por estudantes daquele estabelecimento de ensino superior.
Um dos membros do grupo de especialistas observou que a doença poderia não atingir às proporções alarmantes deparadas se a população desta e doutras províncias tivesse o hábito de se prevenir mediante consultas médicas periódicas e atempadas.
Refira-se que a Universidade Lúrio tem em perspectiva a instalação de um laboratório de optimetria, num processo que conta com vários parceiros e que se encontra em fase bastante avançada.
Aliás, a Unilúrio propõe-se introduzir, no próximo ano lectivo, o curso de optimetria, que será o primeiro a ser ministrado ao nível da África Austral, e que deverá acolher estudantes de outros países.