Afonso Dhlakama, líder da Renamo, reúne-se hoje, quinta-feira, na capital provincial de Nampula, com os presidentes do Observatório Eleitoral (OE) e Liga dos Direitos Humanos, (LDH, respectivamente Brazão Mazula e Alice Mabota , para discutir questões que têm a ver com a perservação da paz no país.
O encontro, que contará com a presença de alguns diplomatas, surge na sequência dos recentes pronunciamentos do líder da Renamo, acerca de um eventual retorno à guerra, em contestação às alegadas irregularidades que terão desvirtuado os resultados das eleições presidenciais, legislativas e para as Assembleias provinciais, realizadas do dia 28 de Outubro passado.
Numa conferência de imprensa, Afonso Dhlakama ameaçou tomar o poder à força por considerar que o processo foi fraudulento. Na sequência das referidas ameaças, um grupo de alguns guerrilheiros daquele movimento ex-beligerante prometeu, no passado sábado, desencadear, a partir de hoje, uma série de manifestações em todo o país, que poderão vir a culminar, segundo suas palavras, num derrame de sangue.