A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, viajará na quarta-feira ao Cairo para se reunir com o presidente egípcio Hosni Mubarak, como parte de seus esforços para reativar o processo de paz entre israelenses e palestinos, indicou nesta segunda-feira uma fonte oficial norte-americana em Marrakech (sul do Marrocos).
Hillary, que participa em Marrakech da 6ª edição do Fórum pelo Futuro, tenta, desde a sua chegada ao Marrocos, dissipar a crença de que Washington havia tomado partido dos israelenses, elogiando os esforços palestinos para melhorar a segurança e exigindo de Israel “gestos positivos” em relação aos palestinos.
“A posição da administração Obama sobre as colônias é clara e inequívoca. Não mudou: os Estados Unidos não aceitam como legítimo continuar com os assentamentos israelenses”, afirmou Hillary antes de um encontro com seu colega marroquino Taieb Fassi-Fihri.
“A proposta está longe do que preferíamos, mas se for aplicada, será uma restrição sem precedentes da colonização e terá um efeito significativo”, acrescentou.