Os preços do petróleo caíram quase três dólares esta sexta-feira em Nova York e em Londres, puxados pela baixa em Wall Street e pelo fortalecimento da moeda americana. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em dezembro fechou a 77 dólares, em queda de 2,87 dólares em relação à quinta-feira.
No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 2,84 dólares, a 75,20. A queda “se explica inteiramente pela baixa na Bolsa”, destacou o analista independente Ellis Eckland. As Bolsas europeias registraram fortes perdas hoje e Wall Street seguia a mesma tendência no final do pregão, refletindo a incerteza do mercado em relação ao futuro da economia. Nesta situação, os investidores correram para o dólar, refúgio em tempos de crise, em detrimento de ativos mais arriscados, como ações e matérias primas, destacou Eckland.
A alta da moeda americana torna menos atrativo o petróleo para os investidores munidos de outras moedas. Assim, o WTI anulou quase completamente seu ganho da véspera, quando subiu 2,41 dólares diante das informações sobre a volta do crescimento aos Estados Unidos no terceiro trimestre.
O PIB da primeira economia mundial aumentou 3,5% em ritmo anual em relação ao trimestre anterior. “O mercado parece se entusiasmar com as realizações de lucro cada vez que os preços superam os 80 dólares”, como foi o caso do pregão de quinta-feira, disse Mike Fitzpatrick, da MF Global. “Apesar dos bons números do PIB, o ceticismo perdura, diante do nível atual da demanda”.