Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dhlakama supera Simango nos subúrbios de Quelimane

O candidato presidencial da Renamo, Afonso Dhlakama, nas eleições desta Quarta-feira possui maior número de votos que o seu rival politico Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) em alguns postos de votação dos bairros suburbanos de Quelimane, a capital provincial da Zambézia, Centro de Moçambique.

Mas mesmo assim, o seu número total de votos não supera os de Armando Guebuza, da Frelimo, que concorre para a sua própria sucessão. Dados apurados pela AIM nos editais dos postos de votação montados nas escolas primárias do bairro do Aeroporto e da Manhaua e na secundária Eduardo Mondlane do Bairro Floresta, sugerem uma larga vitória de Guebuza com 3.991 votos (em 17 mesas de voto), contra os 1.607 de Afonso Dhlakama, segundo candidato mais votado naqueles bairros suburbanos de Quelimane.

Com apenas 858 votos, Daviz Simango é o terceiro e último candidato mais votado nestes postos de votação. Estes resultados ilustram um cenário um pouco diferente aos da zonas urbanas na cidade de Quelimane, onde, tal como noticiou a AIM nos serviços anteriores, Daviz Simango foi o segundo candidato mais votado (com 2.647 votos), depois de Armando Guebuza (detentor de 7.782 votos), estando Afonso Dhlakama a ocupar a cauda com um total de 2.039 votos.

Contudo, o cenário não difere quanto ao a outras pequenas formações políticas que também se candidatam para as legislativas ao nível deste circulo eleitoral, designadamente Aliança Democrática dos Antigos Combatentes para o Desenvolvimento (ADACD), Partido da Solidariedade e Liberdade (PAZS), Partido Aliança Independente de Moçambique (ALIMO) e o Partido Os Verdes de Moçambique (PVM).

Nenhum deles conseguiu um voto sequer numa das mesas de votação do posto instalado na Escola Secundária Eduardo Mondlane no Bairro Floresta. No terreno, a AIM constatou o desaparecimento dos editais, tanto dos resultados das presidenciais bem como das legislativas em algumas escolas dos bairros suburbanos. Entretanto, os 18 editais referentes às eleições legislativas a que a AIM teve acesso como dão conta dos seguintes resultados:

Frelimo: 4.110votos

Renamo: 2.113 votos.

De novo, há que referir que os resultados formais deste processo, ao nível da capital zambeziana, serão anunciados pela Comissão de Eleições da Cidade de Quelimane nos próximos dias, estando agora este órgão a receber os “kits” contendo os votos provenientes dos 18 postos de votação espalhados pela urbe. Por outro lado, salienta-se que esses resultados são apenas uma pequena amostra sobre o cenário na cidade de Quelimane, não podendo ser generalizado a escala de toda a Zambézia, uma vez que os distritos com maior número de eleitores são Milange (com 230,268 eleitores) e Morrumbala (com 157,258 eleitores).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!