A empresa Águas da Região de Maputo (AdeM), está a proceder ao saneamento do valor das facturas de consumo que se mostraram anómalos por manutenção das médias estimadas e em vigor, referentes aos meses anteriores a Junho.
Decorrente da orientação da Autoridade Reguladora de Água (AURA), atendendo às reclamações que se tem vindo a registar sobre a factura do mês de Junho, a medida visa aliviar a situação dos clientes afectados.
Para o efeito, está em curso o levantamento e tratamento dos casos que se encontram nesta condição e a AdeM irá contactar os clientes visados para procederem ao pagamento das facturas reajustadas.
O valor da factura a pagar será considerado como base aos valores facturados nos meses de Março, Abril e Maio de 2020.
As instalações onde não se verificaram oscilações consideráveis de consumos ou cujas leituras reais foram enviadas pelos clientes, não farão parte do processo de saneamento.
Para melhor acompanhamento das leituras mensais e monitorar os consumos, os clientes terão à sua disposição uma ficha de controlo de consumos (Ficha de Leitura/Controle de Consumo), que permitirá uma melhor gestão e detecção de situações de anomalias e ou variações de volumes de água nas instalações.
Foi constituída uma equipe de inspeção, devidamente identificada e que cumprirá com as regras de Higiene, Segurança e Saúde no trabalho
recomendadas pelas autoridades de saúde, que irá efectuar visitas de conformidade às instalações.
Adicionalmente, e no quadro da melhoria da prestação de serviços aos clientes, a AdeM criou, ainda, serviços de Apoio ao Cliente, pós contador, para oferecer soluções de canalização, que deverão ser feitos por requisição através do correio electrónico teleatendimento@adem.co.mz e pelos números 800700600, 82/84 0700600; 833013770; 843322299.
Consciente das restrições impostas pela situação da COVID-19, a AdeM apela aos seus estimados clientes para continuar a observar as medidas de prevenção, uso racional da água e ao pagamento das facturas, privilegiando os meios electrónicos.