Dez novos cidadãos moçambicanos foram diagnosticados com a covid-19 na Cidade de Nampula e no Distrito de Mogovolas aumentando para 136 o cumulativos de casos na província. Ainda esta terça-feira (09) foram identificados dez outros pacientes com o novo coronavírus na Cidade e Província de Maputo, elevando para 453 o cumulativo de infectados em Moçambique.
Novas amostras chegaram da Província de Nampula, 184 foram testadas, e mais nove doentes foram detectados na capital provincial, única região onde oficialmente existe transmissão comunitária do novo coronavírus no nosso país. Ainda na chamada capital Norte foi diagnosticado mais um doente no Distrito de Mogovolas. Oito do sexo masculino e dois do sexo feminino.
Da testagem de 610 casos suspeitos o Ministério da Saúde revelou, em conferencia de imprensa, terem sido diagnosticados sete novos infectados na Província de Maputo, todos do sexo masculino, que elevaram para 47 o cumulativo de casos na região.
A Cidade de Maputo passou a ter um cumulativo de 71 casos positivos com a detecção de três cidadãos do sexo masculino infectados pelo novo coronavírus.
A Directora Nacional de Saúde Pública não detalhou as características de cada um dos novos pacientes tendo apenas indicado que na globalidade onze dos novos doentes são adolescentes e três crianças, aumentando para 53 o cumulativo de menores de 14 anos de idade infectados em Moçambique.
De acordo com a Dra. Rosa Marlene mais cinco infectados estão “totalmente recuperados” da covid-19, quatro de nacionalidade moçambicana e um de nacionalidade Indiana o que eleva para 136 os doentes curados da pandemia no nosso país.