O conjunto musical Ghorwane promete brindar, na sexta-feira, 29 de Maio, a partir das 18 horas, os moçambicanos com uma actuação vibrante, no seu primeiro espectáculo em directo, com transmissão televisiva via redes sociais (Facebook e Instagram) do Standard Bank.
O show live do Ghorwane, banda cujo estilo combina a música tradicional de Moçambique, afropop e fusion, enquadra-se no projecto social, que resulta da parceria entre o Standard Bank, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Televisão de Moçambique (TVM).
Trata-se de uma iniciativa que visa, essencialmente, a propagação de mensagens sobre a prevenção do novo coronavírus e entreter os moçambicanos, levando o melhor da música para o público assistir em directo nas suas casas, no âmbito do actual contexto da pandemia.
“O nosso principal objectivo é a difusão das mensagens sobre a prevenção do novo coronavírus. Chamar à atenção dos cidadãos sobre a necessidade de se observar todas as medidas que fazem parte do decreto presidencial para a redução das infecções”, referiu Alfredo Mucavela, director de Marketing e Comunicação do Standard Bank.
Com o confinamento, segundo frisou, “as pessoas não têm tido a oportunidade de vivenciar grandes momentos culturais na sua forma tradicional, daí que se criou este projecto para aproveitar a influência que os artistas têm na sociedade para a difusão de mensagens sobre a prevenção contra a covid-19 e igualmente, apoiar os artistas que com esta pandemia ficaram praticamente sem trabalhos” destacou.
Para o músico do Ghorwane, Roberto Chitsondzo, a banda pretende aproximar-se dos seus fãs e da audiência, em geral, de forma virtual e espera ser igual a sí mesma. “Temos um repertório que se enquadra em várias situações, uma vez que cantamos sobre as nossas aspirações que coincidem com as de várias pessoas”, disse.
Segundo Roberto Chitsondzo, a banda que nasceu num momento difícil e sobreviveu a diversas adversidades como estiagens, guerra civil, pandemias e fome, prometeu uma grande actuação, na qual o conjunto vai entrar virtualmente nas casas das pessoas, trazendo, maioritariamente, temas clássicos do grupo, entre mensagens sobre a covid-19.
Por sua vez, João Miguel, director da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da UEM, explicou que a iniciativa resulta do sucesso alcançado no primeiro show live, realizado com o guitarrista Jimmy Dludlu: “o projecto insere-se no comprometimento da UEM, particularmente com a cultura.
Estamos a realizar este live com os nossos parceiros no sentido de proporcionar à comunidade universitária e à sociedade no geral momentos únicos de reflexão e entretenimento”, disse. Refira-se que o show live do guitarrista Jimmy Dludlu, promovido pelo Standard Bank, em Maio, alcançou cerca de 14 mil pessoas nas redes sociais. No Facebook, obteve aproximadamente cinco mil visualizações, 247 comentários e 115 partilhas de retransmissão. No Instagram registaram-se cerca de 200 visualizações em tempo real.