Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desvio de aplicações do FIL retrata funcionamento de novos projectos

As autoridades do posto administrativo de Nanhupo Rio no, distrito de Mogovolas, em Nampula, manifestam-se preocupadas pelo fraco nível de reembolso do Fundo de Investimento de Iniciativa Local (FIL) por parte dos beneficiários, facto que está a comprometer a sua alocação aos novos peticionários.

A situação em causa arrasta-se desde o ano 2006, em que o governo introduziu o processo, porquanto existem beneficiários que nem sequer procederam ao reembolso de um único tranche. Maria de Fátima Saquina, chefe do posto administrativo de Nanhupo-Rio que denunciou a anomalia ao nosso jornal, disse que ela deve-se a desvio da aplicação dos fundos por parte dos beneficiários. A titulo de exemplo, a nossa entrevistada refeiu que, dos 4.339.510 meticais financiados no presente ano, apenas 305.425 meticais tiveram retorno.

A nossa interlocutora observou, por outro lado, que, dos cerca de vinte projectos aprovados ao longo do ano em curso, apenas doze obtiveram financiamento, devido à insuficiência de fundos originada em consequência das supra citadas razões. De acordo, ainda, com a fonte, decorre um trabalho de sensibilização aos respectivos beneficiários sobre a importância de devolução daquele fundo.

Num outro desenvolvimento, Maria Saquina anotou que, apesar dos fracos níveis de reembolso dos fundos, o posto administrativo de Nanhupo-Rio conta, actualmente, com mais de mil postos de emprego proporcionados através dos 47 projectos financiados. Com uma população estimada em cerca de 38.910 habitantes, o posto administrativo de Nanhupo Rio tem, como actividade principal, a agricultura e a pecuária.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!