Mais dois infectados pela covid-19 estão clinicamente curados em Moçambique, contudo um novo caso positivo foi diagnosticado neste sábado (18) elevando para 31 o total de doentes em isolamento domiciliar. O 35º infectado é do sexo masculino, “com mais de 20 anos de idade, de nacionalidade italiana, residente na Província de Maputo, tratando-se de uma transmissão local”, anunciou a Directora Nacional de Saúde Pública.
“Neste momento em Moçambique temos quatro pessoas recuperadas da infecção da covid-19, significa que actualmente o nosso país tem 31 casos positivos”, revelou em conferência de imprensa a Dra. Rosa Marlene.
Tratam-se de dois cidadãos moçambicanos “um é do masculino e o segundo do sexo feminino, com idade que variam entre os 30 e 70 anos (..) fazem parte dos primeiros oito diagnosticados antes de 1 de Abril”, precisou o Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior.
Entretanto a Directora Nacional de Saúde Pública anunciou que um novo doente com coronavírus foi diagnosticado em Moçambique: “O novo de infecção da covid-19 resulta do rastreio dos contactos de um dos casos positivos anunciados esta semana em Maputo, é de um indivíduo do sexo masculino, com mais de 20 anos de idade, de nacionalidade italiana, residente na Província de Maputo, tratando-se de uma transmissão local. Gostaríamos de sublinhar que o indivíduo não apresenta sintomatologia e por isso está em isolamento domiciliar”.
O director-geral adjunto da instituição que realiza os testes do novo coronavírus e gere os epidemiologistas investigadores clarificou que o 31º doente é um dos contactos de um dos dois trabalhadores da Total diagnosticados na quinta-feira (16), embora o Dr. Samo Gudo não tenha precisado se é contacto do sul-africano com mais de 30 anos de idade ou do italiano com mais de 50 anos de idade.
“Na quinta-feira (16) reportamos três casos positivos e imediatamente iniciou o mapeamento da rede de contactos, que foram todos colocados em quarentena, enquanto isso a equipa fez a investigação epidemiológica e colheu as amostras. As amostras foram testadas ontem no final do dia e um dos contactos teve resultado positivo”, declarou o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde.
O Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior acrescentou que “neste momento está a decorrer o mapeamento da rede de contactos deste caso positivo” relacionado a um dos 22 trabalhadores da petrolífera francesa que lidera o projecto Mozambique LNG, de exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma.