Ainda os moçambicanos não conseguiram ter acesso a 4ª Geração (4G) de telefonia móvel e Filipe Nyusi pretende que até 2024 todas as capitais provinciais tenha serviços de 5ª Geração (5G).
O oitavo objectivo estratégico do Plano Quinquenal do Governo (PQG) 2020 – 2024, inserido na Prioridade II de Filipe Nyusi durante o seu 2º mandato é: “promover a implementação dos serviços de 5ª Geração de Telecomunicações nas capitais provinciais e a expansão dos serviços de 4ª Geração (4G), para cobrir todas as capitais de distritos e 50 por cento dos Postos Administrativos”.
O PGQ do 2º mandato de Filipe Nyusi não indica se para alcançar estas metas está a contar com a sua empresa de telefonia móvel, TMcel, ou se está a contar com investimentos das privadas Vodacom e Movitel.
É que a Moçambique Telecom (Tmcel), que havia anunciado o lançamento do seu serviço de 4G até final de 2019, é a rede de telefonia com os piores serviços em Moçambique.
Mas por outro lado, embora a Vodacom e a Movitel clamem disponibilizar os melhores serviços de 4ª Geração, há pouco mais de 1 ano, na verdade esses serviços ainda não correspondem plenamente a 4G, particularmente fora da Baixa da Cidade de Maputo,.