No dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) assumiu que o Covid-19 transformou-se numa pandemia global a Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu manter todos os jogos programados nas diversas competições sob a sua égide, como são os jogos entre Moçambique e os Camarões.
Em comunicado recebido pelo @Verdade nesta quarta-feira (11) o organismo que gere o futebol africano afirma estar a monitorar atentamente a evolução da pandemia do novo coronavírus mas ressalva, erradamente, que “até a data nenhum país africano foi declarado de alto risco”. Na verdade desde final de Fevereiro a OMS colocou em “alto risco” todos os países do mundo.
Em África foram confirmados doentes onze países com destaque para o Egipto, onde já morreu uma pessoas e a transmissão local continua, o Marrocos, onde foi registado o segundo óbito do continente, e a Argélia, que tem 20 doentes e transmissão local.
A CAF informa que “decidiu manter a programação de todas as competições” no entanto “foi informada de medidas restritivas que foram tomadas pelas autoridades de alguns países membros da Confederação e está em contacto com as mesmas para encontrar solução caso a caso, com a possibilidade da realização de jogos a portas fechadas”.
No documento o organismo que gere o futebol africano indica que uma missão do seu comité médica vai visitar os Camarões, organizador do próximo Campeonato Africano das Nações e onde existem dois doentes com o Covid-19, para verificar as medidas tomadas pelo comité organizador camaronês.