Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Jogos dos “Mambas” contra os Camarões condicionados pelo coronavírus

Jogos dos “Mambas” contra os Camarões condicionados pelo coronavírus

Foto de Adérito CaldeiraO ministro da Saúde afirmou nesta segunda-feira (09) que os jogos que a selecção nacional de futebol tem agendados para o fim do mês com a sua congénere dos Camarões estão condicionados pelo coronavírus: “tem que se provar que o país não tem transmissão local, se tiver transmissão local nós vamos propor o cancelamento, se houver provas suficientes que o risco é baixo aí provavelmente o jogo poderá acontecer”.

Os “Mambas”, líderes do Grupo F de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2021, tem agendado para os próximos dias 26 e 31 dois embates contra os “Leões Idomáveis”. O primeiro jogo está marcado para a Cidade de Douala e o segundo para a Cidade de Maputo.

Contudo o alastramento do coronavírus pelo continente africano poderá condicionar a partida pois nos Camarões existem dois doentes do Covid-19. O primeiro foi um cidadão francês de 58 anos de idade que regressou ao país africano no passado dia 24 de Fevereiro e o segundo paciente é um camaronês que esteve em contacto com o primeiro doente.

Confrontado com esta situação, por um aluno da Escola Secundária Francisco Manyanga, onde deu a primeira de várias palestras que o Ministério da Saúde pretende fazer para esclareceu aos moçambicanos sobre o novo vírus e minimizar a desinformação das redes sociais, o ministro Armindo Tiago começou por declarar: “Muitos países estão a adiar jogos, nós vamos analisar profundamente em função da evolução dos casos nos Camarões, em função da quantidade de casos, as regiões, qual a intensidade de transmissão, porque em muitos países africanos os casos não são do país, são os chamados casos importados, são pessoas que foram para a Itália ou outros países e voltaram com o coronavírus”.

“Significa que tem que se provar que o país não tem transmissão local, se tiver transmissão local nós vamos propor o cancelamento, se houver provas suficientes que o risco é baixo aí provavelmente o jogo poderá acontecer. A resposta não é definitiva hoje, ela vai depender da evolução da situação e da análise científica daquilo que se encontrar no terreno em contacto com a OMS e as autoridades dos Camarões”, explicou o governante.

Questionado pelo @Verdade se pelo menos os viajantes provenientes dos Camarões não estariam obrigados a quarentena 14 dias, que o protocolo da Organização Mundial da Saúde recomenda, o ministro da Saúde clarificou: “Em princípio não, os Camarões não fazem parte dos países cujos cidadãos devem ficar de quarentena. “A quarentena é definida por um grupo técnico que numa base diária indica quais são os países, mesmo a África do Sul ainda não está nessa lista. A evolução da situação é que vai determinar que os Camarões possam estar ou não para o jogo”, explicou o ministro Armindo Tiago.

Vários jogos de futebol tem sido adiados na Europa, particularmente do Campeonato da Itália, contudo na semana passada a Fifa e a Confederação Asiática de Futebol decidiram adiar para data a anunciar os próximos jogos das Eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2022 no continente, diante da crise pela propagação do Covid-19.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *