Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zona de convergência inter tropical origina cheias em Pemba

Zona de convergência inter tropical origina cheias em Pemba

Foto da DGRHOs bairros suburbanos da Cidade de Pemba estão submersos devido a forte chuva e ventos que desde esta quinta-feira assolam a capital da Província de Cabo Delgado como resultado da influência de um sistema de baixa pressão associado a zona de convergência inter tropical que deverá originar ainda mais precipitação. Centenas de casas ficaram danificadas e há muitas famílias desalojadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) registou 129,6 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e ventos com 110 quilómetros/hora na Cidade de Pemba que deixaram inundados todos os bairros danificando pelo menos meio milhar habitações e deixando esta região do Norte de Moçambique sem energia eléctrica devido a queda de postes e estragos em linhas de Alta Tensão.

Os bairros mais afectados são os de Cariacó, Eduardo Mondlane e Paquitequete.

As autoridades ainda contabilizam os danos do impacto da chuva e ventos fortes que deverão continuar nesta sexta-feira (27) não só na capital de Cabo Delgado mas também nos distritos de Mocímboa da Praia, Macomia, Quissanga, Metuge, Mecufi, Ancuabe, Chiure, Meluco, Muidumbe, Mueda, Namuno, Balama, Montepue.

Aliás o INAM prevê que as chuvas moderadas a fortes (30 a 50 milímetros em 24 horas) localmente muito fortes (mais de 75 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos fortes sejam sentidas também na Província de Niassa (principalmente nos distritos de Mecula, Marrupa, Maua, Nipepe, Metarica e Cuamba); na Província de Nampula (nos distritos de Erati, Memba, Nacarroa, Nacala, Nacala-a-velha, Monapo, Mussoril, Mongicual, Liupo, Meconta, Angoche, Larde, Moma, Mogovolas, Rapale, Muecate, Mecuburi, Malema, Lalaua, Ribaue, Murupula e cidade de Nampula); e ainda na Província da Zambézia (particularmente nos distritos de Pebane, Gilé, Alto-Molocué, Gurué).

Face às previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê-se que nas próximas 72 horas os níveis hidrométrico possam a subir e atingir o alerta nas bacias do Rovuma, Messalo, Montepuêz, Megaruma, Lúrio, Licungo, Mecuburi, Meluli, Monapo e Sanhute.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!