A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Oceano Índico colocou os meteorologistas em alerta com a possibilidade de evolução para o nível de Tempestade Tropical Moderada, batizada provisoriamente de “Ambali”, que a acontecer será a primeira nesta Época Chuvosa em Moçambique.
Em comunicado o Instituto Nacional de Meteorologia informa que “está em formação um sistema de baixa pressão atmosférica, a 5° de latitude Sul e 52° de longitude Este, no Oceano Índico a norte de Madagáscar. De acordo com as condições atmosféricas actuais, prevalece a possibilidade do mesmo sistema evoluir e atingir o nível de Tempestade Tropical Moderada”.
Embora exista ainda “grande incerteza em relação a sua trajetória” os meteorologista aventam a possibilidade da Tempestade Tropical Moderada baptizada provisoriamente de “Ambali” entrar no território moçambicano no próximo dia 2 pela Província de Cabo Delgado e aí poderá evoluir para Tempestade Tropical Severa fustigando também a Província de Nampula no dia 4.
Entretanto subiram para nove os óbitos durante a época chuvosa com o falecimento de mais três cidadãos durante o fim-de-semana na Província da Zambézia. Uma cidadã e a sua filha de 4 anos de idade foram vitimadas pela queda de um raio no Distritos de Pebane, outra vítima mortal de uma descarga eléctrica foi registada no Distrito de Nicoadala.