A selecção nacional feminina de Moçambique está a duas vitórias de disputar o torneio mundial que dá acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. No sábado (16) as “Samurais” enfrentam a Nigéria e no domingo (17) precisam de vencer a meia-final.
O Senegal venceu nesta quinta-feira (14) Angola no arranque do torneio pré-olímpico africano que decorre no pavilhão do Maxaquene, na capital moçambicana, em jogo do Grupo B. As angolanas precisam de vencer o Mali na partida da 2º jornada marcada para as 18 horas desta sexta-feira (15).
Porém o jogo do Grupo A que deveria ter marcado o início da prova não se realizou porque a selecção da República Democrática do Congo não viajou para Maputo e a Nigéria ganhou por falta de comparência.
Na tarde desta sexta-feira Moçambique também deverá ganhar o jogo marcado contra as congolesas por falta de comparência. A estreia das “Samurais” vai ser às 18 horas de sábado (16) diante da Nigéria.
Com apenas duas selecções no Grupo A, vitória ou derrota colocam Moçambique numa das meias-finais de domingo (17) cujos vencedores apuram-se para o torneio mundial que dá acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
Além das duas selecções africanas vão disputar o torneio olímpico mundial quatro representantes do continente Americano, quatro da Ásia e Oceânia e a Espanha, França, Sérvia, Grã-Bretanha, Suécia e Bélgica. Para chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio as “Samurais”, depois da prova africana, têm de terminar o torneio mundial num dos 12 primeiros lugares.