Pelo menos quatro crianças morreram, e mais de uma centena foi internada, devido a desnutrição crónica aguda no Distrito do Guruè, na Província da Zambézia.
Ricardo Carvalho, responsável da Saúde na Comunidade na Direcção distrital do Gúruè, disse em entrevista a Rádio Moçambique pelo menos quatro crianças, com idades entre os 5 a 10 anos, faleceram nesta região do Centro de Moçambique conhecida pelas suas aráveis terras para a produção de comida.
“Nós notamos ao nível das comunidades que temos crianças com mal nutrição, nós sabemos que o Distrito do Gúruè produz muitos alimentos mas não conseguimos consumir devidamente (…) temos muitas crianças internadas com má nutrição e acredito que número tem tendência de subir” detalhou Carvalho precisando que uma média de 20 crianças são internadas mensalmente.
O responsável da Saúde na Comunidade na Direcção distrital do Gúruè acrescentou existirem os medicamentos essenciais para o combate a desnutrição aguda, como papas e leite, e que decorrem acções de formação dos cidadãos para que aprendam a alimentar-se melhor com os alimentos que têm disponíveis.
Segundo o Ministério da Saúde o nosso país está a perder a luta contra a desnutrição crónica, dos 44 por cento de moçambicanos afectados pela doença em 2008 apenas um por cento saiu dessa situação uma década depois.