O Presidente Filipe Nyusi exonerou nesta terça-feira (27) Rosário Bernardo Francisco Fernandes do cargo de presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), cumprindo o seu aviso e de tirar o “capim comprido, que está a crescer sozinho”.
No seguimento da posição do INE de contrariar o número de cidadãos inscritos durante o Recenseamento Eleitoral na Província de Gaza o Presidente da República manifestou, no passado dia 16, o seu descontentamento com a liderança de Rosário Fernandes: “Não é possível haver estatísticas da sede do Ministério e estatísticas do Instituto Nacional diferentes, não é possível, significa que não há trabalho. E nós nem queremos estrelas aqui, nós queremos o Ministério estrela, não queremos sectores estrelas individualmente”.
“Por que se você quer ser estrela não há-de ser uma estrela só, o meu pai dizia uma coisa, que lhe tenha o Deus lá, de que numa machamba o capim que cresce mais sozinho é fácil o dono quando chega esse tira com mão, agora aqueles que estão juntos não consegue tirar tudo porque não viu, hão-de ser tirados como capim comprido, que está a crescer sozinho”, avisou Nyusi no discurso que efectuou durante a inauguração das novas instalações do Ministério da Economia e Finanças.
O semanário SAVANA revelou que Fernandes não gostou do aviso do Chefe de Estado e colocou o seu lugar à disposição.
Um dos fundadores da Autoridade Tributária de Moçambique, de onde foi exonerado do cargo de presidente em Setembro de 2015, Rosário Fernandes dirigia Instituto Nacional de Estatística desde Junho de 2016.