Um novo livro sobre Sociologia do Direito e Pluralismo Jurídico Moçambicano foi lançado na quinta-feira, 1 de Agosto, pelo jornalista e jurista Leandro Paul.
Trata-se de uma obra que, nas palavras do sociólogo João Feijó que prefacia o livro, é “direcionada para o ensino de jovens estudantes do ensino superior, revelando preocupação pedagógica, de adaptação às realidades de ensino locais, com uma linguagem clara, promovendo espaços para anotações e estimulando a auto-reflexão do estudante”.
Resultando de uma considerável pesquisa bibliográfica, o livro, impresso com o apoio da Gráfica Académica, constitui um “bom ensaio de um assistente universitário, preocupado em sistematizar as ferramentas de apoio ao ensino dos seus estudantes. Identificando áreas do saber não exploradas ao nível das publicações, pesquisando e construindo recursos técnico-pedagógicos adaptados, Leandro Paul revela uma interessante visão estratégica, assim como um carácter inovador e empreendedor, constituindo por isso um exemplo para muitos docentes universitários em Moçambique”, prefacia aquele sociólogo moçambicano.
Leandro Paul, natural da cidade da Beira, 58 anos, jornalista, tem-se dedicado à docência, desde que se licenciou, com distinção em Ciências Jurídicas, na Universidade Politécnica, em Maputo. É, actualmente, mestrando em Direito Empresarial, no Instituto Superior Monitor (ISM), em Maputo.
Tem dado aulas sobre História do Direito e Sociologia do Direito na Universidade Politécnica, para além de Relações Públicas (sua área profissional), no Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM).
Publicou, anteriormente, os livros “A Comunicação Empresarial em Moçambique” (2016); o “Direito da Publicidade em Moçambique-Anotado e Comentado” (2017) e “Noções sobre História do Direito Clássico e Moçambicano” (2018).