Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:
Lizha James
A tragédia que aconteceu no Dia da Criança em Moçambique é da responsabilidade dos organizadores do evento que não garantiram a segurança dos seus clientes antes, durante e depois do “Festival”. Naturalmente que é necessário aguardar pelas investigações das autoridades para as responsabilizações legais mas moralmente a artista e empresária Lizha James é a responsável pela morte das três crianças e dois adultos que apenas procuraram divertir-se num dia que deveria ter terminado como começou, em festa. Aliás é preciso recordar aos compradores de bilhetes para o segundo dia do “Festival” que foi cancelado que a lei em Moçambique manda aos organizadores reembolsarem o custo total do bilhete em apenas 48 horas!
Atanásio M’Tumuke
As dívidas ilegais que empurraram os moçambicanos para a crise rendeu milhões a vários Xiconhocas, houve uns que comeram directamente mas a julgar pelas investigações da Procuradoria-Geral da República muitos outros embolsaram os dólares que o povo terá de pagar. Atanásio M’Tumuke, o actual ministro da Defesa, embolsou centenas de milhões de dólares vendendo casas de luxo a dois arguidos do caso de corrupção e lavagem do dinheiro das dívidas das empresas Proindicus, EMATUM e MAM.
Standard Bank
Enquanto o povo trabalhador e honesto luta para sobreviver a crise e tem de pagar taxas de juro altíssimas para adquirir habitação ou um meio de transporte existe que esteja a tirar lucros bilionários desse sofrimento, em 2018 o Standard Bank obteve um resultado líquido de 5,6 biliões de Meticais e lucrou 9 biliões de Meticais no entanto os Xiconhocas lamentam que os “sucessivos cortes na taxa de juro de política monetária pelo Banco de Moçambique” reduziram os seus lucros em 9,4 por cento. Portanto a crise foi e continua a ser uma oportunidade para os banqueiros Xiconhocas ganharam muito dinheiro em Moçambique!