Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Economic Briefing 2019: Standard Bank lança novo índice económico

Economic Briefing 2019: Standard Bank lança novo índice económico

Foto de Fim de SemanaO Standard Bank lançou esta quinta-feira, 21 de Março, em Maputo, um índice económico denominado “PMITM do Standard Bank Moçambique”, um indicador mensal avançado de conjuntura económica, sobre o ambiente de negócios no país.

Este índice resulta de um inquérito mensal aos gestores de compras de um conjunto de cerca de 400 empresas participantes, realizado pela IHS Markit, uma empresa líder mundial em informação e pesquisa económica.

O PMI é um índice combinado, calculado como a média ponderada de cinco sub-componentes individuais: novas encomendas, produção, emprego, prazos de entrega e stock. Valores acima de 50 apontam para uma melhoria nas condições para as empresas no mês anterior, enquanto leituras abaixo de 50 mostram uma deterioração.

O lançamento do PMITM do Standard Bank Moçambique ocorreu no decurso do Economic Briefing 2019, um evento anual organizado pelo banco, para apoiar os empresários no processo de tomada de decisão, através da partilha das expectativas da evolução da economia moçambicana, regional e mundial.

Com este indicador, o Standard Bank traz para Moçambique uma ferramenta adicional de leitura das condições económicas, que tem a vantagem de permitir a comparação dos resultados obtidos em diferentes economias.

A primeira edição do PMITM do Standard Bank Moçambique está disponível para consulta no endereço electrónico https://www.standardbank.co.mz/pt/Relatorios-Financeiros.

Futuramente a publicação estará disponível, no mesmo endereço, até ao terceiro dia útil de cada mês. O resultado do PMITM do Standard Bank Moçambique para o mês de Fevereiro foi de 50. Fazendo uma leitura deste resultado, Fáusio Mussá, economista-chefe no Standard Bank comentou que “a actividade económica está a caminhar a passos mais lentos do que o previsto.

O Índice PMI confirma esta visão. Em 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) atingiu o nível mais baixo, em termos anuais, em 18 anos, com uma média de 3.3 por cento anual, de acordo com a informação preliminar publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), de 3.7 por cento anual, em 2017, e 3.8 por cento anual, em 2016”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!