Para além do fim da dispensa na classes de exame o novo Regulamento de Avaliação da Educação em Moçambique altera os tipos de avaliações, muda o cálculo da Nota Final, diferencia o apuramento das Médias no Ensino Secundário e aumenta o número de disciplinas a serem examinadas na 10ª e 12ª classes.
Em vigor já para o ano lectivo em curso o novo Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral para o ensino público e escolas particulares, privadas e comunitárias introduz dezenas de alterações que começam pelos tipos de avaliações.
A Avaliação Contínua (AC) e a Avaliação Sistemática (AS) foram unidas numa Avaliação Contínua e Sistemática (ACS), foi introduzida uma Avaliação Contínua Parcial a ser realizada “no fim de uma ou mais unidades temáticas para avaliar o grau da sua assimilação (…) pode ser escrita ou prática.”
As antigas avaliações Periódicas Trimestral e Semestral foram renomeadas em Avaliação Trimestral (AT) e Avaliação Semestral (AS) enquanto a Avaliação Final e os Exames permanecem inalterados.
No Ensino Primário passa a existir uma Nota Final dos Ciclos com duas Classes, uma Nota Final nos Ciclos com três Classes e ainda uma Nota Final nas escolas particulares sem paralelismo pedagógico.
São introduzidas novas fórmulas para o cálculo das Médias das Avaliações para a Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.
Passam a existir também novas fórmulas para o cálculo das Médias das Avaliações para o Ensino Secundário e ainda outras para o apuramento da Nota do Ciclo e da Nota Final. A Média Global do Ciclo para a ser a “média aritmética das Notas Finais da última classe (5ª, 7ª, 10ª ou 12º classes) por disciplina, com ou sem exame, que o aluno tenha frequentado e aprovado dividida pelo número total dessas disciplinas.
Aumenta o número de disciplinas a serem examinadas na 10ª e 12ª classes
Entretanto, e para além da extinção da dispensa nas classes de Exames, aumentaram o número de disciplinas a serem examinadas na 10ª para o 1º Ciclo e 12ª classes para o 2º Ciclo.
“No 1º Ciclo realizam-se exames a 8 disciplinas, designadamente, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia”, ficando sem exames as disciplinas de Língua Francesa, Línguas Moçambicanas, Artes Cénicas, Educação Visual, Educação Física, tecnologias de Informação e Comunicação, Noções de Empreendedorismo e Agropecuária.
“No 2º Ciclo cada aluno realiza exames da sua área curricular, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Francesa, Introdução a Filosofia, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Física e Desenho e Geometria Descritiva”, porém não há lugar a exames nas disciplinas de Línguas Moçambicanas, Introdução a Psicologia e Pedagogia, Artes Cénicas, Turismo, Educação Visual, Educação Física, Tecnologias de Informação e Comunicação, Noções de Empreendedorismo e Agropecuária.
12 respostas
Se alguém no exame tirar 5 valor vai aprovar ou reprovar
Qual é a nota mínima do exame
eu to na 6classe quero saber se posso dispensar
Será que alguém pode reprovar com 9 media final na 11 classe?
Não.
O que pode acontecer é que transitará com défice de 1 valor, o que obrigará a ter 11 valores como média final na disciplina em causa já na 12 classe.
Se eu tiro 4valores no Exame de filosofia vou aprovar ou reprovar
Se eu tiro 6a matemática e 9a português no exame irei admitir
Se eu tiro 8,5 no exame da 12ª passo ou reprovo?
SE eu tiro 5 em matematica e 11 em Portugues ha chances de reprovar?
Que quero saber é, no exame final tirei 11,57 valor. Oque eu quero entender é si pode arredondar se
Nos últimos anos, a educação em Moçambique não há dispensa, isto é, todo aluno vai realizar os exames finais, só tem admitido!
É reprovar por causa de uma média igual a 7 a visual, porém tendo como média Global 15