Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

INSS: Delegados distritais e chefes de departamento capacitam-se em matéria do SISSMO-Sistema de Informações da Segurança Social de Moçambique

INSS: Delegados distritais e chefes de departamento capacitam-se em matéria do SISSMO-Sistema de Informações da Segurança Social de Moçambique

Foto de Fim de SemanaChefes dos departamentos do Seguro Social e delegados distritais do INSS-Instituto Nacional de Segurança Social beneficiaram, esta segunda-feira, 17 de Setembro, em Maputo, de uma capacitação em matéria do SISSMO-Sistema de Informações da Segurança Social de Moçambique.

Trata-se de uma formação inserida no âmbito do projecto de modernização e informatização do sistema, de modo a atender às reais necessidades da Segurança Social moçambicana.

De acordo com Vitorina Tsutsumer, chefe substituta do Departamento de Informática do INSS, pretende-se com esta iniciativa consolidar o processo de informatização do sistema que se encontra na sua derradeira etapa.

“Entendemos que é oportuno consolidar o processo de modernização e informatização do sistema, verificar onde se deve potenciar mais e apurar o que pode ser adicionalmente feito para tornar este projecto consolidado”, explicou Vitorina Tsutsumer.

É intenção do INSS, segundo acrescentou a chefe substituta do Departamento de Informática, melhorar o domínio do sistema, potenciando a todos os actores em termos de utilização e avaliar se o pacote informático responde às necessidades do INSS.

Anteriormente, quando do XXIX Conselho Coordenador do MITESS-Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, realizado, em Inhambane, o INSS promoveu a formação dos delegados provinciais. O objectivo é criar condições necessárias para que os delegados provinciais e distritais possam assumir mais protagonismo, sobretudo, no que diz respeito aos cálculos e processamento das prestações.

“Queremos que haja, igualmente, mais dinâmica ao nível das delegações distritais, atribuindo-lhes alguma responsabilidade que lhes permita receber alguns processos para efeitos de análise”, frisou Vitorina Tsutsumer.

Importa realçar que, com a introdução de reformas tecnológicas no INSS, o tempo de provisão de serviços reduziu significativamente. Antes se levava 6 meses a um ano para se fixar uma pensão, hoje reduziu-se o tempo para 15 a 30 dias no máximo.

Os outros tipos de benefícios reduziram para 7 dias, com excepção do subsídio de funeral que é atribuído no mesmo dia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts