As infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) baixaram de 500 para 356/dia em Moçambique, disse o Governo, na terça-feira (28), e ajuntou que actualmente há 2.120.000 pessoas que vivem com esta doença.
Daquele número 170 mil são crianças e 120 mil são mulheres grávidas, disse Ana Comoana, porta-voz do Conselho de Ministros.
A informação foi tornada pública depois do 27º encontro daquele órgão colegial, que reúne os ministros e outros membros do Governo, sob a presidência do Chefe do Estado.
Ana Comoana disse que os dados resultavam da apreciação da implementação do Plano Estratégico Nacional para o Combate ao HIV, relativo ao período 2016-2020.
Nesta matéria, “o Governo constatou que Moçambique está a registar progressos no que diz respeito às metas definidas para a redução do número de novas infecções, as mortes e taxa de transmissão vertical de mãe para filho”.
Adicionalmente, fez-se uma avaliação positiva em relação à resposta que tem sido dada à chamada pandemia do século.
Mas prevalece o desafio de cumprir as metas definidas no plano e garantir a mudança de comportamento da sociedade em relação à forma negativa de encarar a doença ou tratar a quem dela padece.