Sob o comando do espanhol Alvaro Maso, 18 pontos e 5 ressaltos, a “locomotiva” de Maputo colocou-se na frente para conquistar o título nacional de basquetebol sénior masculino nas Finais que começaram a ser disputadas na noite de terça-feira (21) na capital moçambicana.
No pavilhão do Maxaquene abriu o placar o Ferroviário da Beira que fez 0 a 7 antes da equipa de Milagre Macome fazer os seus primeiros pontos. O norte-americano Jeffery Fahnbulleh impunha o ritmo de jogo que permitiu aos campeões vencerem o 1º período por 14 a 19 pontos.
Mas logo no início do 2º período o Ferroviário de Maputo mostrou com uma bomba que o jogo ainda estava só a começar e apesar do pupilos de Nazir Salé terem controlado inicialmente saíram para o intervalo com uma magra vantagem de 5 pontos.
Para o 3º período ambas equipas voltaram dispostas a impor o seu jogo mas com muita precipitação e algum nervosismo foram muitos os ataques desperdiçados e também os ressaltos perdidos a defender. Jeffery mostrava o seu valor e mantinha os “locomotivas” da Beira na frente do placar, 47 a 56 pontos à entrada do derradeiro período.
Octávio Magoliço deu o sinal de partida para a “locomotiva” de Maputo efectivamente entrar nas Finais e em 5 minutos reduziram a desvantagem para 4 pontos.
Até que, faltando 3 minutos e 30 segundos para jogar, o espanhol Alvaro Maso até aí sem grande brilho disparou dos 3,25 metros e colocou pela primeira vez o Ferroviário de Maputo na liderança das Finais.
A equipa de Milagre Macome tentou dilatar a vantagem mas o Ferroviário da Beira reduziu e empatou o jogo a 69 pontos com pouco mais de 2 minutos por jogar.
Os “maputenses” estavam claramente melhores e voltaram para frente do placar, porém a equipa de Nazir Salé conseguiu empatar o jogo a 73 pontos.
Entretanto Jeffery, 19 pontos e 8 ressaltos, somou a quinta falta pessoal e teve de deixar a quadra. Os “locomotivas” da Beira mostraram algum desnorte, nem ressaltos conseguiam recuperar por baixo da sua tabela, e o Ferroviário de Maputo voltou para frente do marcador, o espanhol roubava faltas e da linha de lançamentos livres construiu a vitória por 81 a 76 pontos.
A segunda partida das cinco Finais está agendada para esta quarta-feira às 18 horas na catedral do basquetebol moçambicano.