Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gabão vai às urnas indagando se família Bongo permanece no poder

O Gabão, país africano rico em petróleo, realiza no próximo domingo eleições presidenciais, às quais concorre o filho de seu presidente Omar Bongo, que ficou no poder por 41 anos até sua morte, em junho. Candidatos da oposição afirmam que a eleição será fraudada para que Ali Bongo substitua o pai à frente do país. Além de ocupar o posto de quarto maior produtor de petróleo da África subsaariana, o Gabão é o terceiro maior fornecedor de manganês do mundo e o segundo maior exportador de madeira do continente.

Problemas crônicos como a corrupção, no entanto, mantêm cerca de 60% da população vivendo abaixo da linha da pobreza. “Apenas 2% da população realmente se beneficiam da riqueza do país”, afirma o ex-primeiro-ministro Casimir Oye Mba, um dos 23 candidatos à votação de domingo. Para Pierre Mamboundou, outro candidato, acredita que o Gabão precisa ser “refeito”.

Ali Bongo é considerado favorito às eleições, e 12 candidatos já entraram com pedidos de adiamento do pleito devido ao que chamam de “irregularidades flagrantes” em sua organização. No entanto, nenhuma das pesquisas de opinião é considerada confiável. “Ali é o favorito.

O GDP é usado para controlar as eleições e você pode ser eleito com menos de 20% dos votos”, por haver tantos candidatos, disse um analista político de Libreville, que pediu o anonimato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!