Um lindo golo de Christian Eriksen abriu o marcador para a Dinamarca, mas o capitão da Austrália, Mile Jedinak, converteu de penalti e empatou a partida em 1 a 1 pelo Grupo C do Mundial de futebol, nesta quinta-feira, deixando para a última rodada a decisão sobre o futuro de ambas as selecções no torneio.
A Dinamarca chegou a quatro pontos e precisa de um empate em seu último jogo, contra a França, para avançar para os oitavos de final sem depender do resultado da partida entre Austrália e Peru.
Os australianos, com um ponto, dependem de uma vitória contra os peruanos na jonada decisiva para terem chance de prosseguir.
O golo da Dinamarca contra a Austrália aconteceu aos 7 minutos de jogo, quando a equipe dominava as ações em campo, graças a uma finalização perfeita de primeira de Eriksen, num Campeonato do Mundo recheada de golos bonitos.
Uma bola mal afastada Aaron Mooy voltou para dentro da área, e Nicolai Jorgensen ajeitou para Eriksen bater com força e categoria. Esse foi o 13º gol de Eriksen em seus últimos 15 jogos pela Dinamarca, reforçando a importância do jogador do Tottenham Hotspur para a sua seleção.
A Dinamarca poderia ter ampliado em uma cabeçada de Jorgensen no primeiro pau, mas a bola saiu por pouco.
Assim como no seu primeiro jogo —derrota por 2 x 1 para a França— a Austrália teve um penalti marcado a seu favor com ajuda do árbitro de vídeo. O juiz Antonio Mateu Lahoz não viu que uma bola cabeceada por Mathew Leckie desviou na mão de Yussuf Poulsen, mas foi alertado pelo árbitro de vídeo e assinalou a penalidade após rever o lance em um monitor à beira do campo.
O guarda-redes dinamarquês Kasper Schmeichel não sofria um golo há 571 minutos, mas Jedinak colocou a bola com tranquilidade no canto oposto do goleiro, aos 38 minutos.
A Austrália voltou melhor para o segundo tempo e foi quem mais se aproximou de marcar o segundo golo, mas não conseguiu aproveitar as chances e teve de se contentar com o empate que assegurou seu primeiro ponto no Mundial da Rússia.