Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cerca de 190 vítimas, entre mortos e desaparecidos, no naufrágio em Sumatra

As autoridades indonésias indicaram hoje que recuperaram três corpos e aumentaram a 186 o número de pessoas desaparecidas após o naufrágio de um navio na tarde de segunda-feira no lago Toba, na ilha de Sumatra.

Durante as primeiras horas após o acidente, 18 pessoas foram resgatadas com vida e recuperou-se um corpo.

O porta-voz da Agência Nacional de Busca e Resgate em Medan, Hisan Turnip, disse à Efe em conversa telefónica que outros dois corpos foram recuperados pelas equipas de resgate nas últimas horas, o que eleva o total a três falecidos.

Hisan indicou ainda que segundo as informações dos familiares às autoridades, pelo menos 207 pessoas viajavam a bordo da embarcação, frente às cerca de 80 que se pensava inicialmente.

Por sua parte, o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, indicou à Efe que o ferry, ocupado acima da sua capacidade, carecia de um registo de passageiros, o que dificulta precisar o número exato de desaparecidos.

A Agência de Climatologia, Meteorologia e Geofísica (BMKG, em indonésio) afirmou ao meio local “Detik” que o seu escritório na zona emitiu dois alertas devido ao mau tempo extremo horas antes do acidente do navio.

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira durante a rota de uns 6 quilómetros que liga a cidade de Tigaras com a ilha de Samosir, entre altas ondas e mau tempo, algo que obrigou a deter as operações de resgate na primeira noite.

Centenas de agentes da polícia, exército e corpos de resgate continuam hoje as operações, realizadas também com veículos operados por controlo remoto.

Na semana passada, pelo menos 16 pessoas perderam a vida após outro naufrágio perto da costa sul da ilha de Célebes, na região central do arquipélago.

Dezenas de milhões de pessoas viajam nestas datas na Indonésia durante os principais dias festivos do ano que sucedem ao mês islâmico do Ramadão, e os acidentes aumentam neste período devido a infraestruturas precárias ou à sobrecarga de passageiros e mercadorias.

O turístico lago Toba está situado na caldeira de um supervulcão que entrou em erupção há cerca de 74.000 anos.

O barco é um dos principais meios de transporte do arquipélago indonésio, formado por mais de 17.000 ilhas e com uma população de mais de 260 milhões de habitantes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts