Três mineiros morreram e dois seguem presos nesta segunda-feira após o acidente em uma mina em Westonaria, a poucos quilômetros de Johanesburgo (África do Sul), segundo informou a companhia Sibanye-Stillwater, gerente da jazida.
“Houve um incidente hoje no poço de Kloof Ikamva com cinco funcionários que entraram em uma zona abandonada”, explicou a companhia sul-africana.
Sibanye-Stillwater confirmou que três corpos foram recuperados sem vida, e as equipes de emergência seguem buscando os outros dois mineiros.
Noutra mina da mesma companhia, 13 mineiros ficaram presos – dos quais sete morreram – após um tremor que provocou um desabamento no começo de Maio.
Além disso, em Fevereiro, cerca de mil mineiros ficaram presos na mina de ouro Beatrix, no estado Livre e operada também por Sibanye-Stillwater. Depois de 30 horas presos devido aos problemas elétricos ocasionados por uma tempestade na exploração, esses mineiros puderam ser resgatados.
Devido à quantidade de incidentes em minas da companhia, o sindicato nacional de mineiros pediu hoje ao Governo que “atue com dureza” frente a Sibanye-Stillwater.