Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

 
ADVERTISEMENT

Credores da Proindicus, EMATUM e MAM têm até Agosto para chegar a acordo com Governo de Nyusi e receberem algo em 2019

Ministro Maleiane não esclareceu os deputados sobre insustentabilidade da Dívida Pública que impede Moçambique de ser financiado pelo BAD

Foto de António MuiangaOs credores da Proindicus, EMATUM e MAM têm cerca de três meses para chegarem a acordo com o Governo de Filipe Jacinto Nyusi no que diz respeito a reestruturação das dívidas com Garantias do Estado ilegais que possuem se pretenderem recomeçar a receber o seu investimento no próximo ano. “(…) Para entrar no Orçamento de 2019 o período de preparação (…) vai até Agosto” disse ao @Verdade o ministro Adriano Maleiane.

No seguimento da proposta apresentada em Londres, em Março passado, pelo Governo de Moçambique aos representantes dos credores dos empréstimos de mais de 2 biliões de dólares norte-americanos contraídos violando a Constituição da República e leis orçamentais pelas empresas estatais Proindicus, Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) e Mozambique Asset Managment (MAM) nenhum novo encontro voltou a acontecer ou está previsto.

“Fomos lá apresentar propostas de possíveis cenários que os credores podem escolher, que eram três mais uma que é o corte de 50 por cento dos juros devidos. Neste momento os credores estão a apresentar contrapartidas. Depois de apresentarem as contrapartidas os nossos assessores vão elaborar um relatório proposta ao Governo, e se nós concordarmos passamos à fase 2” começou por explicar ao @Verdade o ministro da Economia e Finanças, que representa o Executivo nas negociações.

Adriano Maleiane, entrevistado pelo @Verdade nesta quarta-feira (16) na Assembleia da República, clarificou que na fase 2: “se os credores exigirem novos instrumentos, vamos supor exijam garantias, então nós vamos ter que usar os procedimentos que o Governo já criou, que é o Decreto 77/2017, até a aprovação e depois inscrever no Orçamento.

O dispositivo legal que o governante se refere foi aprovado em Dezembro de 2017 já levando em conta as recomendações dos vários intervenientes que trabalham nas investigações das dívidas ilegais.

Mas embora o Executivo afirme que com este diploma novas dívidas não serão contratadas ilegalmente o facto é que o Decreto 77/2017 apenas reúne num único instrumento legal diversa legislação que anteriormente existia como a Norma Constitucional da alínea f) do nº 1 do artigo 204. Inovadores serão os artigos 15 e 27.

O primeiro refere-se a “capitais externos” e determina que “A emissão de garantias em moeda externa está sujeita ao preceituado na Lei Cambial”, uma lei que foi recentemente revista pelo Banco de Moçambique. O segundo indica a responsabilização para a emissão de garantias violando o decreto 77/2017, “implica responsabilidade, nos termos do artigo 66 da Lei nº 9/2002”.

O artigo indicado preconiza, dentre várias disposições, que os titulares de cargos públicos, funcionários e agentes do Estado e entidades públicas “respondem financeira, disciplinar, criminal e civilmente nos termos da lei pelas infracções que pratiquem”.

“Para entrar no Orçamento de 2019 o período de preparação (…) vai até Agosto”

O titular da Economia e Finanças precisou ao @Verdade que não existe data limite para o término das negociações, “depende da capacidade dos próprios credores e dos nossos assessores”.

Contudo se os credores pretendem voltar a receber os seus investimentos no próximo ano, cujas amortizações Moçambique parou de pagar em Janeiro de 2017, deverão ser rápidos a chegar a acordo pois: “O nosso tempo, se for para entrar no Orçamento de 2019, é o período de preparação do Orçamento que vai até Agosto mais ou menos que é para depois termos os passos seguintes”, declarou ao @Verdade o ministro Adriano Maleiane.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!