Os pesos pesados norte-americanos da internet Amazon e Yahoo! uniram suas forças em uma coalizão liderada por um renomado advogado do Silicon Valley para se opor ao desenvolvimento da biblioteca virtual da Google, indicou esta sexta-feira a imprensa norte-americana.
As três empresas uniram-se à “Open Book Alliance”, informam o New York Times e o Wall Street Journal. Microsoft e Yahoo! confirmaram aos jornais a sua participação nessa coalizão, enquanto que a Amazon não fez comentários. A “Alliance” quer questionar na justiça um acordo amistoso alcançado entre a Google, autores e editores, que ainda não foi concluído.
Graças a esse acordo, alcançado em outubro passado, que atualmente está sendo estudado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos para verificar se está de acordo com as normas de livre concorrência, a Google tem direito a disponibilizar na internet cópias de milhões de obras. Em troca, a empresa aceitou compartilhar os lucros com os donos dos direitos sobre as obras.
Além de Microsoft, Yahoo! e Amazon, a coalizão é formada por associações de bibliotecas e de defesa dos direitos autorais. É liderada pelo advogado Gary Reback, que convenceu o Departamento de Justiça a abrir uma investigação sobre as práticas da Microsoft contra a concorrência nos anos 90.