Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

INSS em Sofala detecta cerca de 2,4 milhões MT em pagamentos indevidos

Com um universo de 8.733 pensionistas, a delegação provincial do Instituto Nacional de Segurança Social, na província de Sofala, já migrou 5.411 processos, de um total de 8.379, por migrar para a base de dados, tendo sido autorizados apenas 1.683.

O trabalho realizado, até 20 de Março, corresponde a 65,8 por cento da meta desejada, fixada em 8.379 pensionistas, faltando por processar 34,2 por cento. Nesta província, a implantação da segunda fase da implantação do SISSMO (Sistema de Informação da Segurança Social de Moçambique), igualmente, conhecida como “Fase Pagamento”, teve início no dia 1 de Fevereiro.

No decurso do processo, a delegação detectou 62 processos com pagamentos indevidos, no valor de 2.390.367,70 meticais.

A conclusão deste processo vai permitir a redução do prazo do pagamento das pensões dos actuais 30 dias que a lei prevê para 15 dias, sendo que os subsídios passarão de 30 para 7 dias, com excepção do subsídio de funeral que continuará a ser pago no mesmo dia em que for solicitado.

Permitirá ainda a realização da Prova Anual de Vida (PAV) de pensionistas, a decorrer este ano no período de Abril a Junho, de forma digitalizada, para conferir maior fiabilidade ao processo.

No ano passado, de um universo de 8.408 pensionistas registados em 2016, na delegação provincial do INSS em Sofala, realizaram a Prova Anual de Vida 8.314 pensionistas, o que levou ao cancelamento de 94 pensões.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!