Dezanove pessoas morreram e outras 73 contraíram ferimentos, 22 das quais com gravidade, em consequência de 28 acidentes de viação ocorrido na semana finda, em algumas estradas moçambicanas. Só este ano, os carros já ceifaram a vida de mais de 180 indivíduos e causou poucos mais de 500 feridos, dos quais pelo menos 200 graves.
Os números são relativos às ocorrências que chegaram ao conhecimento da Polícia, podendo haver mais casos publicamente desconhecidos.
Segundo os dados referentes ao período de 03 a 09 de Março corrente, fornecidos pelo Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), dos 19 sinistros, 14 foram do tipo atropelamento carro/peão, oito choques entre viaturas três despistes e capotamento, entre outros.
Das causas que estiveram na origem desta desgraça constam o habitual excesso de velocidade e a má travessia de peões, por exemplo.
Em relação à fiscalização rodoviária, o trabalho da Polícia de Trânsito (PT) abrangeu 37.406 viaturas, algumas das quais, em número de 4.647, foram autuados por violação das regras de condução.
Na mesma operação, as autoridades da lei e ordem detiveram 34 supostos automobilistas ilegais e apreenderam pelo menos 949 cartas por condução sob o efeito de álcool, disse o Comando-Geral da PRM.
Ainda segundo aquela instituição do Estado, 12 automobilistas foram privados de liberdade por suposta tentativa de suborno à PT, com valores que variam de 50 a 200 meticais.
No que a carros ainda diz respeito, a Polícia apreendeu 365 litros de diesel, 570 de óleo de motor e 16 viaturas parqueadas em diferentes comandos do país.

