Pelo menos 45 pessoas morreram e quase 300 ficaram feridas em seis ataques nesta quarta-feira em Bagdá, incluindo dois com caminhões-bomba, anunciaram o ministério do Interior e fontes médicas.
Os atentados aconteceram no sexto aniversário do ataque com um caminhão-bomba contra o prédio da ONU em Bagdá, que matou o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, enviado especial do então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
Um dos caminhões explodiu do lado de fora do ministério das Finanças, no bairro de Waziriyah, zona norte da capital, matando pelo menos 18 pessoas. A bomba destruiu parte de uma ponte perto do ministério e deixou mais de 200 feridos, segundo fontes médicas. Outra explosão foi registrada nas proximidades do ministério das Relações Exteriores, em uma área residencial próxima da Zona Verde, com um balanço provisório de 12 mortos.
Um carro-bomba também explodiu no bairro de Baya, zona oeste da capital. Mais cedo, dois obuses de morteiro caíram na Zona Verde e outro do lado de fora desta área ultraprotegida, onde se encontram vários ministérios e embaixadas, entre elas a dos Estados Unidos.