Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preço de petróleo de iluminação sobe mas o dos restantes combustíveis mantém-se inalterável

O petróleo de iluminação passa a custar 46.98 meticais o litro, contra os anteriores, 44.73 meticais, a partir desta quarta-feira (21), segundo o Conselho de Ministros, que decidiu, porém, manter inalteráveis os preços dos restantes combustíveis e produtos petrolíferos.

O gasóleo mantêm-se nos actuais 56.43 meticais o litro, a gasolina mantem-se nos actuais 62.12 meticais o litro, o gás doméstico (GPL) mantem-se nos 68.43 por quilograma e o gás comprimido (GNV) também mantêm-se nos actuais 29.62 meticais por litro equivalente.

“Concorreram para estabilização dos preços a oscilação decrescente do barril do crude no mercado internacional aliado à estabilidade da taxa cambial do metical”, disse o Governo, frisando que nos últimos seis meses do ano passado o preço do barril do crude manteve uma tendência de subida considerável no mercado internacional.

Em Junho, o barril de crude situava-se nos 47.58 dólares e em Dezembro já rondava os 63.56 dólares norte-americanos. “O preço actual mantém-se acima dos 60 dólares, mas distante dos 70 dólares” anteriormente previstos.

A alteração do preço dos combustíveis e outros produtos petrolíferos surge da aplicação na integra da legislação sobre a matéria, nomeadamente o artigo 67 do Decreto 45/2012, de 28 de Dezembro, que estabelece a necessidade da revisão dos preços de venda ao público numa base mensal, sempre que se verifique uma variação do preço-base superior a três por cento, ou caso haja alteração dos impostos.

O último ajustamento do preço dos combustíveis e outros produtos petrolíferos, foi a 17 de Janeiro de 2017.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts