Tenho umas borbulhas secas por debaixo da glande e gostaria de saber onde posso recorrer.
Caro leitor, geralmente as borbulhas dolorosas no pénis são indicação de uma Infecção de Transmissão Sexual (ITS) bastante frequente, chamada Herpes, causada por um vírus. E, realmente, podem desaparecer sem tratamento. Infelizmente, o Herpes ainda não tem cura e o vírus permanece no corpo por toda a vida, tornando-se uma infecção crónica. Por isso, é normal que essa doença venha a incomodar-te repetidas vezes, surgindo em surtos imprevisíveis, de maior ou menor intensidade.
Não deves ter relações sexuais enquanto essas borbulhas, também chamadas vesículas, não curarem por completo. Mesmo usando camisinha, não deves fazer sexo, pois os vírus podem estar presentes não só no pénis, mas em toda a área genital. Por isso, mesmo sem vesículas, os vírus podem ser transmitidos à tua esposa. Na fase aguda, o Herpes é altamente contagioso. E, mais grave ainda, se a tua esposa engravidar, pode transmitir a infecção ao feto.
Também não deves tocar nas lesões e principalmente, evitar contacto com os olhos (poderás desenvolver Herpes ocular). Se tocares nas lesões inadvertidamente, deves lavar as mãos imediatamente.
Sempre que tiveres essas vesículas, deves iniciar imediatamente tratamento com um medicamento contra vírus chamado Aciclovir, pois quanto mais cedo, mais efectivo ele será, e aliviará o teu incómodo. O tratamento deve ser feito durante cinco dias. A tua esposa terá que receber exactamente o mesmo tratamento, ao mesmo tempo. Também não devem fazer sexo enquanto durar o tratamento.
É importante que tu e a tua esposa (mesmo que ela não tenha sinais ou sintomas) façam o teste do HIV. Isto porque as pessoas com imunodeficiência, como aquelas que têm o HIV, têm mais facilidade em apanhar Herpes.
Também deves habituar-te a usar sempre a camisinha quando fazes sexo. Assim, evitas passar a infecção à tua esposa e evitas a tua re-infecção ou apanhares outra ITS. Tens que encarar isto como de importância fundamental, pois o vírus não é eliminado pelo tratamento e permanece no corpo durante muitos anos.
Há pessoas que têm surtos tão frequentes e tão incómodos que têm que tomar o Aciclovir todos os dias continuamente, durante meses e até anos, o que que quase elimina os surtos e melhora muito a qualidade de vida, mesmo não curando completamente.
Se quiseres conhecer melhor esta doença, podes consultar na Internet, onde há muitos sites que discutem este assunto, nomeadamente o seguinte: http://www.mdsaude.com/2012/03/herpes-genital.html Boa sorte!