Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

OMR – Um crescimento populacional sustentável? Uma primeira análise aos resultados do Censo 2017

Em 2017 foi realizado o IV Recenseamento Geral da População moçambicana. Tratou-se de um amplo esforço do Instituto Nacional de Estatística, que envolveu perto de 200 mil indivíduos (entre formadores, supervisores e inquiridores). A divulgação dos resultados finais está prevista para Junho de 2018, mas já começaram a ser apresentados alguns resultados preliminares sobre o número de casas, agregados familiares e população por províncias e por distritos (INE, 2017).

Este Destaque Rural propõe-se a realizar uma pequena reflexão sobre os primeiros resultados divulgados, procurando analisar, não só o ritmo do crescimento populacional, mas também estabelecer algumas relações desse crescimento demográfico com a persistência da pobreza. Num segundo momento pretende-se reflectir sobre a forma como se distribui a população pelo território moçambicano, procurando relacionar esse fenómeno com as dinâmicas económicas locais. Finalmente pretende-se reflectir sobre alguns desafios que o país enfrentará nos próximos anos com este ritmo de crescimento populacional.

CLIQUE PARA LER o Destaque Rural: Uma primeira análise aos resultados do Censo 2017

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts