Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: Governo de Filipe Nyusi; PGR; Corruptos

Xiconhocas da semana: Lizha James; Atanásio M’Tumuke; Standard Bank

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

Governo de Filipe Nyusi

Não há dúvidas de que o Governo de Filipe Nyusi é dos mais insensato do planeta. Além de ser constituído por quase todos incompetentes que estavam disponíveis no mercado de trabalho, o Governo tem estado a demonstrar o quão imprudente é ao tomar medidas que tendem a prejudicar os moçambicanos. Uma das situações mais caricata é que, apesar da crise que o país atravessa, o Executivo de Nyusi contraiu dívidas internamente para amortizar os empréstimos ilegais da Proindicus e da Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM). É caso para dizer bando de Xiconhocas.

PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) é, sem dúvidas, um caso de estudo. É, na verdade, o exemplo de incompetência aguda. Nunca se viu tanta inércia por parte de um orgão de Estado cujo papel é garantir a legalidade. Um exemplo mais revoltante e preocupante é o facto de a PGR ter demorado cerca de 2 anos para denunciar ao Tribunal Administrativo (TA) os gestores públicos e das empresas participadas pelos Estado que celebraram e geriram os contratos de financiamento dos empréstimos ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM.

Corruptos

O nosso país parece um celeiro de corruptos, não obstante o Presidente da República, Filipe Nyusi, achar que a corrupção é importada. Os corruptos, muitas vezes atrelados ao Governo da Frelimo, têm estado a empurrar o país para o abismo. Quase todos os dias são reportados casos desse grupo de Xiconhocas que tem estado a delapidar o erário, e as figuras, todas elas ligadas ao partido Frelimo, continuam impunes. O mais preocupante diante dessas actos que lesam o Estado moçambicano é o silêncio cúmplice da Procuradoria-Geral da República.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!