O atacante do Real Madrid e da selecção portuguesa Cristiano Ronaldo ganhou nesta segunda-feira o prémio “The Best” da Fifa de melhor jogador de futebol do ano, superando o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar. Ronaldo, que na última temporada venceu a Liga dos Campeões com o Real Madrid e o Europeu com sua selecção, levou seu quinto prémio e igualou a marca de Messi.
“É um momento único na minha carreira, estou muito feliz. Obrigado a todos”, disse Cristiano Ronaldo depois de receber o prémio das mãos do astro argentino Diego Maradona.
Também foi escolhida a equipe do ano, formada por Gianluigi Buffon (Juventus); Dani Alves (PSG), Sergio Ramos (Real Madrid), Leonardo Bonucci (AC Milan), Marcelo (Real Madrid); Luka Modric (Real Madrid), Toni Kroos (Real Madrid), Andrés Iniesta (Barcelona); Neymar (PSG), Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).
A cerimónia também premiou Zinedine Zidane, treinador do Real Madrid, como o melhor técnico do ano.
“Eu nunca havia pensado que teria algo tão bonito. Obrigado a todos, aos treinadores, mas especialmente aos jogadores, isso é tudo de vocês. Hoje eu ganhei, mas vocês são os responsáveis”, disse o francês. “Eu quero agradecer ao Real Madrid porque me deu a oportunidade de treinar esses jogadores. Obrigado a todos, Cristiano (Ronaldo), Luka (Modric), Sergio (Ramos), Toni (Kroos), Marcelo e todos”, acrescentou.
O atacante do Arsenal Olivier Giroud ganhou o prémio Puskas pelo golo mais bonito, em que o francês atirou para a baliza como um ‘escorpião’ contra o Crystal Palace.
O italiano Gianluigi Buffon foi eleito o melhor guarda-redes.
A holandesa Lieke Martens levou o prémio de melhor jogadora do ano, enquanto a técnica da selecção da Holanda Sarina Weigman foi escolhida a melhor após o triunfo na Euro 2017.
O prémio da Fifa de melhor do mundo e a Bola de Ouro, este com votação apenas da mídia, foram separados.