A bordo de um minissubmarino, o primeiro-ministro russo Vladimir Putin desceu até o fundo do lago Baikal, na Sibéria, considerado o mais profundo do mundo. As redes estatais de televisão mostraram imagens de Putin entrando no submarino Mir-1 vestido com trajes especiais, para em seguida submergir no Baikal.
“A descida vai bem, e podemos observar bem (o fundo) graças à iluminação”, declarou Putin à imprensa de dentro do submarino, indicou a agência Interfax. Putin mostrou-se surpreso com a escuridão das águas do lago, que contém aproximadamente um quinto da reserva de água doce do planeta. “A água está naturalmente limpa do ponto de vista ecológico, mas de fato é uma sopa de plâncton, ou pelo menos é assim que eu vejo”, destacou.
O Mir-1 é o minissubmarino que em 2008 superou o recorde mundial de imersão em um lago, ao descer a 1.680 metros de profundidade. Segundo as agências russas, Vladimir Putin chegou a 1.400 metros. O Mir-1 alcançou o fundo do lago às 05H00 GMT, quase uma hora depois de submergir, de acordo com a Interfax.