A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) decidiu suspender a Renault para o Grande Prêmio da Europa, previsto para o dia 23 de agosto em Valência, na Espanha, por considerar que a escuderia não respeitou as normas de segurança durante a corrida deste domingo na Hungria.
“A escuderia Renault está fora do próximo evento do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2009”, anunciou a FIA em comunicado. Seu piloto Fernando Alonso “deixou voluntariamente os boxes sem a trava de segurança que mantinha uma de suas rodas”, afirmou. A
FIA também criticou a Renault por “não ter informado o piloto do problema nem ter recomendado a ele que tomasse uma providência adequada, apesar de ele ter contactado a escuderia pelo rádio acreditando ter furado um pneu”.
Na 13ª volta, logo após seu primeiro abastecimento, Alonso perdeu uma das rodas dianteiras de seu monoposto. O espanhol terminou a volta com três rodas e teve que parar novamente. O bicampeão mundial, que largara da pole position, acabou abandonou a corrida. A Renault já avisou que vai recorrer da decisão.