O Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, sublinhou terça-feira a importância de resolver o fenómeno da migração clandestina de forma global e equilibrada sem se basear unicamente no aspecto de segurança e no repatriamento dos migrantes.
Falando em conferência de imprensa no termo duma cimeira tripartida com os líderes da Grécia e da República de Chipre, no Cairo, Al-Sissi precisou que a resolução deste fenómeno deve estar baseada na organização da migração legal como a sazonal e a facilitação da obtenção dos vistos, apoiando ao mesmo tempo o desenvolvimento dos países emissores e de trânsito.
“Decidimos priorizar a migração clandestina e a questão dos fluxos dos refugiados”, disse ainda o chefe de Estado egípcio. A cimeira permitiu discutir sobre a situação deteriorada na Síria, na Líbia e no Iémen, acrescentou o líder egípcio, reafirmando a necessidade de pôr termo aos sofrimentos destes povos e de restabelecer a estabilidade na região.
Sobre as relações tripartidas, o Presidente egípcio indicou que a reunião permitiu encontrar uma larga convergência de pontos de vista, insistindo na necessidade de acelerar a execução dos projectos comuns em vários domínios dos quais a energia, o ambiente, o transporte, a agricultura e o turismo.