Pelo menos 600 mil pessoas na Coreia do Norte foram afectadas por fortes enchentes que danificaram ou destruíram 30 mil casas, informou a Cruz Vermelha, pedindo por ajuda humanitária urgente antes da chegada do inverno.
“O desastre atinge, em muitas maneiras, provavelmente no pior momento”, disse o chefe da delegação da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) na Coreia do Norte, Chris Staines.
A IFRC trabalha com a Sociedade da Cruz Vermelha da Coreia do Norte para ajudar comunidades que sofreram algumas das piores enchentes, causadas por fortes chuvas no final de Agosto.
Staines disse que “acção urgente” é necessária antes do final de outubro, quando as temperaturas podem atingir -30 graus Celsius no inverno local.
“São condições seriamente severas e é por isso que precisamos de mais soluções permanentes, em questão de abrigos, em questão de serviços de saúde e acesso a comida, e resolvendo questões sobre águas saudáveis”, disse.
A IFRC fez um apelo de emergência de 15,6 milhões de dólares para entregar ajuda a mais de 300 mil pessoas nos próximo 12 meses.